Formação ONLINE
Data: Novembro
6, 12, 13, 19, 20, 22, 26, 27, 29 de novembro e 3, 4, 6, 10, 11, 13, 17 de dezembro de 2024
Hórario: Pós-Laboral
19:00h – 22:00h (últimas quatro sessões até às 22:30h)
Duração: 50H
Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios (UFCD 7855)
OBJETIVOS
– Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
– Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
– Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
– Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
– Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa.
– Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa.
– Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros.
– Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida.
– Elaborar um plano de negócio.
CONTEÚDOS
Planeamento e organização do trabalho
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- Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
- Atitude, trabalho e orientação para os resultados
Conceito de plano de ação e de negócio
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- Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
- Análise de experiências de negócio
- Negócios de sucesso
- Insucesso nos negócios
- Análise SWOT do negócio
- Pontos fortes e fracos
- Oportunidades e ameaças ou riscos
- Segmentação do mercado
- Abordagem e estudo do mercado
- Mercado concorrencial
- Estratégias de penetração no mercado
- Perspetivas futuras de mercado
Plano de ação
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- Elaboração do plano individual de ação
- Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
- Processo de angariação de clientes e negociação contratual
- Elaboração do plano individual de ação
Estratégia empresarial
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- Análise, formulação e posicionamento estratégico
- Formulação estratégica
- Planeamento, implementação e controlo de estratégias
- Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
- Estratégias de internacionalização
- Qualidade e inovação na empresa
Estratégia comercial e planeamento de marketing
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- Planeamento estratégico de marketing
- Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
- Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
- Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
- Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
- Elaboração do plano de marketing
- Projeto de promoção e publicidade
- Execução de materiais de promoção e divulgação
Estratégia de I&D
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- Incubação de empresas
- Estrutura de incubação
- Tipologias de serviço
- Negócios de base tecnológica | Start-up
- Patentes internacionais
- Transferência de tecnologia
- Incubação de empresas
Financiamento
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- Tipos de abordagem ao financiador
- Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
- Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
Plano de negócio
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- Principais características de um plano de negócio
- Objetivos
- Mercado, interno e externo, e política comercial
- Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
- Etapas e atividades
- Recursos humanos
- Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
- Desenvolvimento do conceito de negócio
- Proposta de valor
- Processo de tomada de decisão
- Reformulação do produto/serviço
- Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
- Desenvolvimento estratégico de comercialização
- Estratégia de controlo de negócio
- Planeamento financeiro
- Elaboração do plano de aquisições e orçamento
- Definição da necessidade de empréstimo financeiro
- Estimativa dos juros e amortizações
- Avaliação do potencial de rendimento do negócio
- Acompanhamento da consecução do plano de negócio
- Principais características de um plano de negócio
FORMADOR/A
Alcides Marques