Home Formação à medida Onboarding – acolher e integrar novos colaboradores

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Onboarding – acolher e integrar novos colaboradores

Enquadramento:

Os benefícios que as organizações apontam à contratação de novas pessoas costumam estar relacionados com as suas competências (novas ou complementares às já existentes) e com a forma diferente com que olham para o negócio (novos olhos e novas perspetivas). No entanto, quando uma pessoa chega a um novo contexto, seja uma nova organização ou um novo cargo, equipa ou localização dentro da mesma organização, necessita sempre de um período de adaptação. Enquanto essa adaptação não está feita, os recém‐chegados não terão o desempenho de que são capazes.

 

É neste contexto que as surgem as preocupações com o acolhimento dos novos colaboradores e a sua efetiva integração na equipa e na função. As organizações devem planear de forma cuidada as atividades dos recém‐chegados, identificando claramente as informações que devem ser transmitidas aos novos colaboradores, quando devem ser transmitidas e por quem devem ser transmitidas. O processo deve ser ajustado a cada novo colaborador, procurando uma transmissão equilibrada de informação, de forma a não criar sobrecarga de informação nem, pelo contrário, sentimento de abandono nos novos colaboradores. O desenvolvimento de um plano de onboarding pode criar as primeiras bases para motivar e reter pessoas.

Objetivos:

• Reconhecer a importância do acolhimento dos novos colaboradores e a sua integração na equipa e na função como fator crítico de sucesso no seu desempenho
• Distinguir as diferentes fases de desenvolvimento de um plano de onboarding, as diferentes atividades e os diferentes intervenientes no contexto organizacional
• Diagnosticar as situações vigentes no processo de integração dos novos colaboradores e encontrar oportunidades de
melhoria do processo
• Incrementar a motivação das chefias e das equipas no sentido do sucesso do onboarding
• Definir ou participar na definição do plano de onboarding

Carga Horária:

12 horas

Síntese Programática:

Construir um projeto de onboarding
• Conceitos, objetivos e etapas
• O perfil de competências e o processo de onboarding
• A gestão de competências e desempenho no período de onboarding
• O processo de onboarding e a sua relação com os diferentes processos de recursos humanos
• Abordagem dos 4 C’s do onboarding
• Medir o sucesso do processo de onboarding na empresa
• Novas tendências de onboarding
• O papel da liderança no sucesso do onboarding

Formador(a):

Cristina Peixoto

• Licenciada em Sociologia das Organizações e Mestranda de Sociologia – Organizações e Trabalho, pela Universidade do Minho, com especialização em Gestão de Recursos Humanos.

• No setor empresarial desde 1995, desenvolveu diversos estudos de pesquisa de mercado quando, em 1997, assumiu funções como Assessora da Direção Geral e Direção Administrativa e Financeira numa empresa de Consultoria de Gestão e Manutenção Industrial, onde rapidamente integrou a área de gestão de Recursos Humanos e da Qualidade até 2006, altura em que envereda pela gestão por objetivos de equipas de trabalho, avaliação do desempenho e formação profissional (Recursos Humanos, Desenvolvimento Profissional e Formação de Formadores). A partir de 2012, e para o mercado de Angola, desenvolveu diversos projetos de recrutamento e seleção de expatriados. Atualmente, é Consultora Sénior na área da Gestão de Recursos Humanos, em particular em Perfis Profissionais, Gestão da Formação Interna e Sistemas de Gestão e Avaliação do Desempenho, no setor empresarial e em organizações da Economia Social. Como Formadora Sénior, tem desenvolvido projetos de formação na área da Gestão de Recursos Humanos, Comunicação e Assertividade, Relacionamento Interpessoal, Organização do Trabalho e Gestão do Tempo, Liderança e Gestão de Equipas, em empresas de referência nacional como o SONAE, CTT, Casais, Tintas CIN, Salvador Caetano, Continental Mabor, grupo TFreitas Energias, entre muitas outras.

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