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Gestão e Avaliação de Desempenho

Enquadramento:

No atual paradigma da gestão, considera‐se que os principais fatores competitivos das empresas são as pessoas que as compõem. Pressupõe‐se que, quanto mais motivados e empenhados estiverem os colaboradores nas suas tarefas e atividades, maior será o índice de produtividade. Começa a imperar o paradigma da felicidade laboral, onde colaboradores felizes são bem mais produtivos nas suas organizações.

 

Ao nível da gestão de recursos humanos, a avaliação de desempenho tem um papel de destaque na medida em que pode ter consequências significativas sobre a produtividade, quer diretamente enquanto processo do controlo de desempenho, quer indiretamente, através das suas corelações com a seleção, formação, desenvolvimento profissional, promoção e remuneração da organização.

 

Assim, a gestão e avaliação de desempenho constitui um elemento estratégico para a criação de dinâmicas de mudança, de motivação profissional e de melhoria contínua. Assenta na transparência e em critérios objetivos, regras claras e amplamente divulgadas. Cria condições para a adoção de uma cultura direcionada para a orientação de resultados, promovendo a excelência, a qualidade do serviço e a valorização das competências e do mérito. Incute responsabilidade e desenvolvimento, assumindo‐se como um instrumento de orientação, avaliação e desenvolvimento das chefias, trabalhadores e equipas para a obtenção de resultados e demonstração de competências profissionais.

Objetivos:

• Enquadrar a gestão de desempenho na estratégia organizacional
• Alinhar os objetivos individuais com os objetivos e valores da organização
• Identificar a avaliação do desempenho como parte integrante da gestão de desempenho
• Enquadrar e relacionar todos os processos de gestão de desempenho
• Identificar as etapas para implementar um sistema de avaliação de desempenho
• Preparar os colaboradores e as chefias para o processo de gestão de desempenho
• Saber conduzir uma entrevista de avaliação de desempenho
• Discutir a importância da participação ativa do colaborador no processo de gestão e avaliação do seu desempenho
• Conceber um plano de desenvolvimento individual e acompanhar a sua implementação

Carga Horária:

12 horas

Síntese Programática:

Implementação de um sistema de gestão e avaliação de desempenho
• Conceito e Enquadramento na Organização
• Identificação de competências relevantes para a organização
• Etapas prévias (perfis de funções, missão, visão, valores, organograma)
• Etapas da gestão e avaliação de desempenho
• Preparar a equipa para o processo de gestão de desempenho
• Formulação de objetivos de desempenho
• Avaliar as competências individuais/ equipa
• Erros e resistências mais habituais e fatores críticos de sucesso

 

A Avaliação de Desempenho
• Preparação dos colaboradores e das chefias para o processo de avaliação de desempenho
• A importância da escuta ativa e do feedback
• Fatores de sucesso das reuniões de avaliação de desempenho
• Análise do desempenho do colaborador e a realização de um plano de melhoria de desempenho
• Preparação da documentação de apoio
• Fomentar a aprendizagem contínua e regular por parte dos colaboradores

Formador(a):

Cristina Peixoto

• Licenciada em Sociologia das Organizações e Mestranda de Sociologia – Organizações e Trabalho, pela Universidade do Minho, com especialização em Gestão de Recursos Humanos.

• No setor empresarial desde 1995, desenvolveu diversos estudos de pesquisa de mercado quando, em 1997, assumiu funções como Assessora da Direção Geral e Direção Administrativa e Financeira numa empresa de Consultoria de Gestão e Manutenção Industrial, onde rapidamente integrou a área de gestão de Recursos Humanos e da Qualidade até 2006, altura em que envereda pela gestão por objetivos de equipas de trabalho, avaliação do desempenho e formação profissional (Recursos Humanos, Desenvolvimento Profissional e Formação de Formadores). A partir de 2012, e para o mercado de Angola, desenvolveu diversos projetos de recrutamento e seleção de expatriados. Atualmente, é Consultora Sénior na área da Gestão de Recursos Humanos, em particular em Perfis Profissionais, Gestão da Formação Interna e Sistemas de Gestão e Avaliação do Desempenho, no setor empresarial e em organizações da Economia Social. Como Formadora Sénior, tem desenvolvido projetos de formação na área da Gestão de Recursos Humanos, Comunicação e Assertividade, Relacionamento Interpessoal, Organização do Trabalho e Gestão do Tempo, Liderança e Gestão de Equipas, em empresas de referência nacional como o SONAE, CTT, Casais, Tintas CIN, Salvador Caetano, Continental Mabor, grupo TFreitas Energias, entre muitas outras.

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