Home Formação à medida Excel aplicado às empresas

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As funcionalidades do software Excel aplicado às empresas

Fundamentação do curso:

Nos dias de hoje o mundo funciona com dados, que idealmente evoluem para informação, conhecimento e sabedoria.

 

Num mundo cada vez mais digital, onde os dispositivos móveis têm enorme preponderância e são muito fáceis de utilizar, somos levados a pensar que todas as aplicações estão perfeitamente integradas, comunicam autonomamente e dão aos decisores os melhores dados. Mas a realidade não podia ser mais diferente…

 

Numa multitude de sectores e atividades, o Excel apresenta-se como uma ferramenta poderosa e sobretudo extremamente flexível, permitindo grandes graus de liberdade quando usada corretamente. Esta flexibilidade permite rapidamente alimentar e tratar informação, e fazer qualquer adaptação necessária de acordo com o trabalho pretendido.

 

Assim, o Microsoft Excel é a ferramenta mais reconhecida e utilizada para trabalhar com dados num computador, permitindo a simplificação de tarefas complexas, essenciais às suas responsabilidades diárias permitindo gerir e organizar informação de uma forma estruturada, sendo essencial para todos os profissionais da área empresarial.

 

Nesta formação pretende-se dotar os formandos das várias áreas da empesa de um conjunto de competências necessárias e essenciais ao desenvolvimento da sua profissão. Hoje a informação digital sobre a forma matemática, gráfica, estatística, ou dados, é essencial para trabalhar e controlar a informação das empresas, sendo uma importante ferramenta para ajudar na tomada de decisões. Assim, o objetivo central desta formação é permitir que os formandos no final possam saber utilizar e aplicar as principais ferramentas inerentes ao Microsoft Excel, num nível intermédio, e explorar as funcionalidades da folha de trabalho, através do desenvolvimento fórmulas e aplicação de formatações para apresentar os seus dados.

Conteúdos:

1. Apresentação do Microsoft Office Excel
1.1 Ambiente de trabalho do Excel
1.2 Comandos do Excel
1.3 O Livro e folhas de cálculo

 

2. Operações de formatação de dados e células básicas no Excel
2.1 Selecionar células, linhas e colunas
2.2 Copiar, colar e mover células
2.3 Inserir e eliminar células, linhas e colunas
2.4 Formatar altura das linhas e largura das colunas
2.5 Preenchimento da(s) célula(s)
2.6 Tipos de dados a trabalhar
2.7 Introdução de dados e criação de uma série de valores
2.8 Formatar células e dados numa célula
2.9 Inserir, copiar e editar fórmulas
2.10 Aplicar referências relativas, mistas e absoluta

 

3. As funções do Excel
3.1 Inserir funções
3.2 Funções Soma Automática
3.3 Funções Lógicas
3.4 Funções Data e Hora
3.5 Funções financeiras
3.6 Correção de erros

 

4. Gestão de base de dados
4.1 Ordenação de dados
4.2 Aplicação de filtros
4.3 Utilização de funções de base de dados

 

5. Criação e Formatação de Gráficos e Impressão
5.1 Inserir e formatar gráficos
5.2 Copiar, mover e modificar gráficos
5.3 Configurar impressão de tabelas e gráficos
5.4 Inserir e modificar cabeçalhos e rodapé
5.5 Pré-visualizar de impressão
5.6 Guardar e imprimir um documento

 

Aplicação de exercícios práticos em cada um dos conteúdos apresentados.

Objetivos a atingir:

• Reconhecer o ambiente de trabalho Excel, nomeadamente o Friso e respetivos separadores;
• Reconhecer os diferentes procedimentos de selecionar, inserir e eliminar células, linhas e colunas, bem como para copiar, colar e mover células;
• Conhecer os principais tipos de dados suportados pelo Excel e as diferentes formas de introdução destes;
• Conhecer os diferentes formatos para os dados de uma tabela;
• Saber formatar uma tabela no Excel;
• Saber criar fórmulas no Excel;
• Conhecer a diferença entre referências relativas, absolutas e mistas;
• Conhecer os procedimentos para criar fórmulas de cálculo, quer manualmente, quer com recurso a funções matemáticas, data, hora, financeiras, estatísticas e lógicas predefinidas do Excel;
• Saber inserir, e formatar gráficos a partir de dados de uma tabela;
• Conhecer os procedimentos para formatar cabeçalhos e rodapés e imprimir uma folha de cálculo.

Carga Horária:

20 horas

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