Internacionalização Via E-Commerce

OBJETIVO:

Apoiar projetos individuais de PME que visem a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias digitais que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais, anulando barreiras geográficas e introduzindo alterações na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, bem como com o cliente.

 

BENEFICIÁRIOS:

Empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.

Notas Importante: Não podem constituir-se como beneficiárias empresas que já tenham tido projetos apoiados no âmbito do anterior concurso da Medida Internacionalização via E-commerce ou cuja decisão final relativa a candidaturas submetidas ao Aviso que antecede o presente esteja ainda em curso, a não ser nas situações em que tenha sido apresentado pedido de desistência em data anterior à submissão da nova candidatura.

 

ÁREA GEOGRÁFICA ELEGÍVEL:

Todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

 

DESPESAS ELEGÍVEIS:

  • Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.
  • As despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
    • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    • User-Centered Design (UX):desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
    • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
    • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
    • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
    • Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
    • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
    • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
    • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
    • Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
  • Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ). Estabelece-se como despesa elegível o custo do salário base mensal acrescido dos encargos sociais a suportar pela entidade promotora incluindo os subsídios de férias e de Natal, durante o período de execução do projeto, relativos a novas contratações de quadros técnicos e/ou à imputação de quadros técnicos da entidade beneficiária.

 

São elegíveis despesas assumidas a partir da data da submissão da candidatura, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação da mesma.

 

TIPOLOGIAS A APOIAR:

O incentivo Internacionalização via E-Commerce apoia as empresas portuguesas em duas tipologias:

  • 10.000€ e 25.000€ para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”
  • 10.000€ e 85.000€ para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”

 

FINANCIAMENTO:

Forma de incentivo não reembolsável, calculado através da aplicação de uma taxa de 50% às despesas elegíveis.

 

DOTAÇÃO:

A dotação atribuída ao presente aviso é de 12 milhões, sendo:

  • 4,5 milhões para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”
  • 1,5 milhões para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”

 

DURAÇÃO DO PROJETO

Os projetos têm uma duração máxima de 12 meses.

 

PRAZO DA CANDIDATURA

  • Fase 1: de 24/08/2023 até 15/09/2023, exclusivamente para os candidatos que efetuaram o Diagnóstico entre 24 de agosto de 2022 a 30 de junho de 2023.
  • Fase 2: 16/09/2023 até 20/10/2023, para os restantes candidatos, com Diagnóstico realizado, com data de 24 de Agosto de 2022 ou posterior.

 

IMPORTANTE: Estabelece-se como condição de acesso ao presente Aviso a realização de um Diagnóstico E-Commerce prévio, com uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos.

Para efeitos de candidatura, admitem-se os Diagnósticos E-Commerce com data de 24 de agosto de 2022 ou posterior.

Assim sendo, as empresas que tenham realizado diagnóstico em data anterior deverão proceder à sua atualização.

 

 

PRR_Publicacao_Aviso_14-C16-i02-2023
Portaria nº135-A_2022